top of page
  • Foto do escritorGabriela

Janeiro Branco

Em janeiro de 2014, em Uberlândia - MG, surgiu a campanha Janeiro Branco que busca conscientizar e desmitificar a saúde mental entre a população. O primeiro mês do ano foi escolhido justamente pela sua simbologia de novos começos, o início de novos hábitos.

fonte: janeirobranco.com

Para a OMS, saúde mental significa ter um bem-estar que te leva a ter um comportamento ativo, boas relações sociais, ter uma boa imagem de si e ser capaz de lidar com todos os tipos de sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Atualmente, os transtornos mentais que mais acometem a população brasileira são: depressão, transtorno bipolar, ansiedade, trastorno obsessivo-complusivo (TOC) e distúrbios alimentares.

imagem: freepik.com

Para os idealizadores da campanha algumas atitudes que podem ser tomadas para um maior cuidado com a saúde mental são a instituíção de políticas públicas relacionadas ao tema, a prática de exercícios físicos, fazer atividades terapêuticas, ter condições dignas e qualidade de vida, relações sociais significativas, autoconhecimento, entre outras ações.

imagem: freepik.com

Se precisar de ajuda não hesite de procurar uma psicológa ou psiquiatra ou entre em contato com o centro de valorização da vida - CVV pelo 188 ou pelo site https://www.cvv.org.br/chat/ , ambos os meios são gratuitos e disponíveis para todos!


Para mais informações sobre a campanha acesse o site www.janeirobranco.com.br ou o instagram deles @janeirobranco.


Fontes


JANEIRO Branco. 2020. Disponível em: <https://www.janeirobranco.com.br>


MÔNICA, Hospital Santa. Quais as principais doenças psiquiátricas? Entenda como tratá-las. Julho, 2019. Disponível em: <https://hospitalsantamonica.com.br/quais-as-principais-doencas-psiquiatricas-entenda-como-trata-las/>.



6 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page