top of page
  • Foto do escritorGabriela

Cores e seus significados

As cores estão por tudo: na roupa que vestimos, na comida que comemos, nos lugares que frequentamos, em nós mesmas, em nossas peles, olhos e cabelos. Elas são separadas entres cores primarias (vermelho, amarelo e azul), secundárias (roxo, laranja e verde), terciárias (variações azuladas, amareladas ou avermelhadas das secundárias), e o preto e branco que dependendo podem ou não serem considerados cores.

Elas podem comunicar diversas coisas, de sentimentos a status, modificando a nossa percepção sobre o que vemos, sobre o que vestimos e sobre quem interagimos. Para Heller (2013) dependendo da situação ou de como são elas são combinadas esses significados podem mudar. Bora falar um pouco sobre alguns dos possíveis significados das cores?

O circulo cromático

Azul e Vermelho, duas cores que dependo da época e do contexto se relacionam com o feminino e o masculino. O azul normalmente mais conectado com as ideias de serenidade, jovialidade, melancolia, frio e nobreza. Já o vermelho é relacionado com o desejo, a paixão, a raiva, o poder e a vida.

Peças na imagem: calça Oceano e vestido Wildflowers.
Fonte imagens mood: Pinterest

Rosa, geralmente tido como um vermelho mais claro, tem significados difierentes daquela da qual deriva, ele traz consigo somente ideias positivas, como a do charme, da sensibilidade, da ternura, da feminilidade (por mais que no passado era uma cor relacionada à masculinidade) e a de sonho. Já o laranja é o exótico, o perigo, o social, a versatilidade e a extroversão. Da mistura do azul com o vermelho vem o roxo, cor do místico, da sexualidade, da extravagância, do poder, da violência e da fé.

Peças na imagem: top Metrópole e blazer Orquídea
Fonte imagens mood: Pinterest

O Amarelo geralmente é relacionado com a alegria, o brilho, a criatividade, a jovialidade e em seu lado negativo com o ciúme, a avareza e a covardia. O verde é a cor do natural, da fertilidade, do crescimento, da saúde e, também, do venenoso e do assustador.

Peças na imagem: blazer Sol e casaco Pine
Fonte imagens mood: Pinterest

Preto e Branco, a luz e a sombra dentro do espectro das cores, representam muitas vezes ideias opostas, mesmo que variando entre culturas podem estar relacionados com o luto, com o neutro/básico e com o místico. O branco é a cor da pureza, do altruísmo, da loucura, da leveza, do status; já o preto se liga às ideias do luxo, do brutal, do pesado, do poder e do desconforto.

Peças na imagem: blazer, calça e short Pê Bê
Fonte imagens mood: Pinterest

Agora que já sabe um pouco mais sobre o universo que habita nas cores, bora explorar elas e comunicar pro mundo o que tu quer dizer, seja através das roupas, maquiagens e o que mais tu quiser?


Para conhecer mais


HELLER, Eva. A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo - SP. Gustavo Gili, 2013.


LURIE, Alisson. A linguagem das Roupas. Rio de Janeiro -RJ. Rocco, 1997.


PEDROSA, Israel. Da cor a cor inexistente. São Paulo, SP. Senac São Paulo, 2009.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page